HellArise – 100% Female Heavy Metal

HellArise é uma banda formada em 2009, somente por mulheres, com um som calcado no Heavy, Thrash e algumas passagens de Death Metal. 
Já foram destaque no Garage Demos da Roadie Crew e participaram do Wacken Metal Battle – Brasil.
 
Em 2010 as meninas lançaram uma demo, contendo quatro faixas e que eu venho ouvindo atenciosamente nos últimos dias.
Eu não julgo a música pelo que ela tem de técnica, produção e outros fatores manjados dos críticos que gostam de ser os donos da verdade, e sim pelo que ela me faz sentir. Música é pra ser sentida. E nesse quesito o HellArise me trouxe boas novas. 
A semelhança com Arch Enemy em alguns trechos é evidente, mas a banda também opta por vocais limpos e algumas passagens mais lentas. Me peguei cantarolando My Outrage várias vezes. 
 
Como em toda demo, a banda ainda tem que ganhar em entrosamento,  mas isso já deve ser acertado no debut que está a caminho.
 

A vocalista Flávia Morniëtári, gentilmente nos cedeu uma entrevista, a qual segue na íntegra abaixo.

 

 
Quando você começou a se interessar por música pesada?
Já conhecia as bandas mais tradicionais, como Purple, Sabath… Mas foi no fim dos anos 90 que comecei a explorar coisas mais diferentes e pesadas.
Dentro do Heavy Metal, quais bandas você gosta e quais te influenciam na hora de compor e cantar no HellArise?
Tenho um gosto bem eclético, mesmo dentro do metal. Citaria Nightwish, Arch Enemy, Moonspel, Pantera, Within Temptation, Cannibal Corpse, After Forever, Slayer, The Gathering, Rotting Christ e Autumn como algumas das minhas bandas favoritas. Mas isso é só o começo da lista, poderia colocar muito mais coisa! 🙂
Sobre influências, especificamente desse estilo mais agressivo, a primeira e mais óbvia: Angela Gossow. Mas considero também como influência o Mark Jansen (Epica/Ex-After Forever), Ronny Thorsen (Trail Of Tears), Sakis Tolis (Rotting Christ) e a que eu conheci por último, Kinthia (Astarte). Isto mais na parte vocal. As composições das músicas sofrem influências de todas as bandas e estilos diferentes que nós (da banda) gostamos.
 
Qual o melhor show que você já assistiu e quais bandas gostaria de ver e ainda não teve oportunidade?
Nossa, muito difícil mesmo escolher apenas um show… São tantas bandas que eu gosto e muitas outras que acabei conhecendo ou gostando mais depois de vê-las ao vivo. Não consigo escolher um show só…
Essa segunda já é mais fácil: gostaria de ter visto Pantera, Queen e Elis, uma banda de Liechtenstein, cuja vocalista (Sabine Dünser) faleceu em 2006.
Agora, escolhendo shows possíveis, fico com festivais que pretendo ir: Wacken, Sweden, PinkPop e o Metal Female Voice, onde gostaria muito de tocar também!
 
Você de dedica em tempo integral ao HellArise, ou tem outra ocupação?
Adoraria me dedicar 100% a banda, mas sabe como é o metal aqui no Brasil, né?! Sou professora de inglês/tradutora e designer. E estou trabalhando nas duas áreas! Nos intervalos entre uma coisa e outra a gente arranja um tempinho pra banda. Mas são aos fins de semana que costumamos ensaiar, nos reunir e ter um tempo decente dedicado 
à banda. Como é algo que eu e as meninas gostamos muito de fazer, a gente sempre se espreme e se vira pra encaixar coisas que possam acrescentar algo para a banda, como um curso de teoria e canto, que comecei recentemente. Tenho muitos amigos com bandas, até mais conhecidas do público, que passam pela mesma coisa. Mas se você realmente gosta e realmente quer, você dá um jeito! 
 
Já sofreu preconceito por ser mulher e cantar Heavy Metal?
Parece cliché, mas é o de sempre: alguns machistas que acham que mulher não toca ou canta nada e aquela de meninas no palco =  “bandinha” de gothic metal. Se bem que melhorou um pouco de uns tempos pra cá: a galera anda respeitando mais.
Mas sempre me divirto com aquela meia dúzia de gente que dá aquela torcida de nariz quando a gente entra no palco e 5 segundos depois está com a maior cara de espanto! 😀
 
Quais são seus hobbies?
Vale falar música?! 😛 Gosto de ler, ver seriados e filmes quando dá tempo, ficar caçando bandas novas pela internet, jogar videogame em bando, ler gibis da Mônica, procurar lugares estranhos e diferentes para comer, fazer experimentos culinários (mas só quando tem gente pra lavar a louça…) e contar piadas cretinas. XD
 
Você é vaidosa? Qual a sua rotina de beleza?
Não me considero muito vaidosa, mas tenho lá minhas frescuras: adoro cremes e perfumes! Posso esquecer a carteira em casa, mas não saio sem passar creme no corpo e perfume. E acho que também o cabelo, que vivo mudando de cor e corte.
                     
Quais marcas de maquiagem você usa (se usa)?
Como eu tenho alergia a quase tudo nessa vida, minha maquiagem se resume a: lápis de olho preto (Contém 1g), batom em tons de vermelho/vinho (Maybelline) e vez ou outra, creme-base hipoalergênico (Spectraban).
Que ítem de beleza você não sai de casa sem?
O lápis preto e o batom. E sempre tem um creme de mão na bolsa… 
Sobre suas roupas e sapatos, o que você mais gosta de usar ?
No dia-a-dia eu sou mais “largada”: camisetas ou blusinhas, calça jeans e tênis. Normalmente um preto ou que combine com os desenhinhos da blusa. All-star, quando se tem vários pares de cores diferentes, é uma coisa ótima! 😛 Mas adoro botas! Adoro um motivo pra sair de bota de couro. Só que sempre pretas. Não sei porque não consigo gostar de marrom…
Esse espaço é aberto para você mandar uma mensagem a todas Meninas Headbangers do Brasil.
Uma coisa muito importante: dar valor e apoiar o metal nacional! Tem muita banda de qualidade excelente que não é muito reconhecida e não dão o devido valor por ser “daqui”. Já está mais do que na hora de isso mudar!
E pra mulherada que quer ter uma banda: corram atrás!! O pessoal está reconhecendo cada vez mais que a gente pode sim fazer som pesado!!
 

HellArise – Demo
1. Liar
2. Deadfall
3. My Outrage
4. Human Disgrace




Formação atual:


Flávia Morniëtári – Voz (Limpa e gutural)
Renata Petrelli – Guitarra
Mirella Max – Bateria
Patrícia Schlithler – Baixo e backing vocal
Aline Fernandes – Guitarra

 

Posts relacionados

Comments

comments

7 thoughts on “HellArise – 100% Female Heavy Metal

Deixe uma resposta