Behind The Beast – Iron Maiden

Grandes produções sempre me fascinaram. Toda vez que assisto um espetáculo, presto atenção em todos os detalhes possíveis. E como um dos meu jobs é o de produção de eventos, imagino tudo que foi preciso para tornar aquele espetáculo real, para que todos aqueles detalhes funcionem no momento certo.

Depois da tragédia que foi o Metal Open Air, fiquei pensando o quão importante vem a ser esse documentário do Iron Maiden, “Behind the Beast”, para todos aqueles que trabalham ou desejam trabalhar com organização de shows e eventos, culturais ou não.

A Donzela de Ferro é, incontestavelmente, uma das maiores bandas de Heavy Metal da história. Fazem shows gigantes, dignos de se chamarem espetáculo, para milhares de pessoas…Mas como é feito tudo isso?

Behind The Beast conta pequenos detalhes da engrenagem que faz tudo dar certo. Como abordado nesse post aqui, não se trata de um documentário focado no Iron Maiden, a banda, e sim em todo o processo necessário para que uma grande turnê – como a “The Final Frontier Tour” – aconteça.

A “Killer Krew”, como é chamada a equipe que acompanha o Iron Maiden, é composta por cerca de 50 pessoas (sim, cinquenta!) que ao decorrer de quase uma hora e meia de documentário, você consegue entender que cada um é peça fundamental para que tudo ocorra como planejado. Aliás, planejamento é a palavra chave de tudo isso.

Para a “The Final Frontier Tour” a banda decidiu investir na sua própria aeronave, o Ed Force One, já que havia uma grande dificuldade em vincular voos e fretes, ter um meio próprio de levar o necessário em pessoal e equipamento parecia ser a melhor solução. O avião foi desmontado e seguiu um projeto de engenharia para que metade dele, ao invés de pessoas, carregasse equipamentos. Nada mais que cinco toneladas de instrumentos, consoles, cabos e tantas outras parafernalhas (só para que todo equipamento esteja dentro da aeronave, leva-se mais de 4 horas).

Tudo ali é treinado. A equipe treina a melhor forma de acomodar os equipamentos no Ed Force One, o cenário começa a ser desenhado com mais de um ano de antecedência, a iluminação é desenhada da forma que realce ainda mais as cortinas utilizadas, para shows completos, como os que aconteceram no Brasil, o Big Eddie é enviado meses antes, por navio!

Imprevistos acontecem sempre, mas saber contorná-los tem que fazer parte de quem trabalha nessa área, e em “Behind The Beast” a Killer Krew se vira bem. Locais com palco torto e estruturas enferrujadas, fiação exposta e ameaça de bomba, e mesmo assim, o Iron Maiden sobe ao palco e faz o seu show.

Recomendo não só para os fãs da banda, mas também a todos curiosos, aspirantes e profissionais dessa área apaixonante!

———————–

O Behind The Beast vem no Disco 2 do DVD “Iron Maiden – En Vivo”, gravado em Santiago, Chile, em 2011. Num setlist com 17 músicas e imagens captadas por 22 câmeras.

Comentários

comments

Formada em Comunicação, estudante de Marketing Digital, apaixonada por Heavy Metal, cultura, livros e pessoas.

Um comentário para Behind The Beast – Iron Maiden

  • Natália R. Ribeiro  says:

    Adorei!! Ainda não assisti a esse filme. É simples, o Iron Maiden não é o “IRON MAIDEN” só porque os caras são legais, porque os caras tocam bem, tem um som legal, ele tem toda essa organização por trás, coisa que poucas bandas possuem.
    É óbvio que não podemos cobrar toda essa pompa de uma banda que não possui tantos recursos quanto eles, mas essa preocupação, esse cuidado, pode ser mostrado em atitudes simples.

Responda

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>